Double

5 e 12 de novembro

São Paulo terá transporte gratuito em dias de provas do Enem; medida valerá também em outras cidades do país

Estudantes da capital paulista e região metropolitana poderão usar ônibus, metrô e trem gratuitamente

Double | São Paulo (SP) |
Não haverá cobrança de passagem entre 9h e 21h nos dias de provas do Enem 2023 na capital paulista - Rovena Rosa/Agência Brasil

O transporte público de São Paulo vai funcionar de maneira gratuita, entre 9h e 21h, nos próximos dias 5 e 12 de novembro (dois domingos), quando serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A medida, que foi anunciada pelo poder público nesta semana, acompanha decisões que já tinham sido tomadas em outras cidades do país.

Na capital paulista e na região metropolitana não haverá cobrança de tarifa nos ônibus, em toda a rede do metrô e nos trens de passageiros administrados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pela iniciativa privada. Não será necessário apresentar nenhum tipo de documento para garantir o embarque gratuito.

O governo do estado (responsável pela gestão da estrutura da rede de transportes metropolitanos) e a prefeitura da capital paulista informaram que vão monitorar o fluxo de passageiros para garantir reforço em linhas com maior demanda nos dois dias de prova.

Para garantir o deslocamento dos candidatos que vão realizar as provas, nos dias 5 e 12 a Avenida Paulista terá fluxo de veículos (ao contrário do que acontece habitualmente aos domingos, quando a via é dedicada ao lazer). O programa Ruas Abertas Liberdade e as ciclofaixas de lazer também não vão funcionar.

Outras cidades

A decisão de suspender a cobrança de tarifas no dia do Enem vai valer também em outras importantes cidades do país. Em Fortaleza (CE), por exemplo, alunos que possuem carteirinha estudantil poderão embarcar gratuitamente entre as 8h e as 20h nos dias 5 e 12 de dezembro.

Na Bahia, foi anunciada a gratuidade da tarifa para os inscritos no Enem no sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Para embarcar gratuitamente, os candidatos deverão apresentar na catraca o comprovante de inscrição no exame.

Também haverá gratuidade no transporte semiurbano em duas regiões do Maranhão: na Grande Ilha, que abrange a capital São Luís e cidades vizinhas, e também em Imperatriz e municípios vizinhos, no sul do estado. Basta apresentar o cartão de estudante.

Em Campo Grande (MS), poderá embarcar gratuitamente quem fez um cadastro prévio em site da prefeitura. Já em Porto Velho (RO), candidatos com o cartão de inscrição poderão embarcar gratuitamente nos ônibus do transporte público das 7h às 12h e das 17h às 20h.

Edição: Vivian Virissimo


Double Mapa do site

1234